De olho no cabelo: 'Petrolato"

março 27, 2015

Oii gente!! 

Há um tempo eu descobri um componente que está na maioria das composições dos cremes de cabelo, e que eu nunca havia reparado e tão pouco sabia qual era seu malefício. O nome dele é petrolato

O petrolato é um derivado do petróleo e vem nos produtos de cabelo como as seguintes composições: Paraffinum Liquidum, Oil Mineral, Vaselina, Petrolatum, Petróleo Liquefeito e Óleo de Parafina. 

As indústrias utilizam esses componentes em seus produtos, pois são altamente emolientes e possuem baixo custo para as fábricas. 



Eles não possuem poder hidratante ou nutritivos. Eles trazem uma sensação instantânea de maciez e hidratação, mas que se usado a longo prazo, podem causar o efeito reverso deixando os fios secos e quebradiços. 

Além disso, por se acumular no fio, ele pode causar o entupimento dos folículos podendo prejudicar até o crescimento do cabelo. O petrolato não é solúvel em água, portanto ele ficará se acumulando e futuramente, isso se tornará uma barreira para que qualquer tipo de tratamento penetre no fio. Papo sério!! 

Infelizmente a maioria dos produtos capilares possuem esse componente, por ser barato e abaixar o custo de produção para os fabricantes. Mas uma boa notícia é que ultimamente, as empresas estão tomando consciência de que não precisam utilizar esse produto para realmente produzirem produtos bons para o cabelo

Se você tiver algum produto com um desses componentes na fórmula, não se desespere. É só prestar mais atenção ao rótulo antes da compra e evitar o uso prolongado e excessivo. Lavar com um shampoo neutro ou anti-resíduos ajuda a limpar os acúmulos nos fios.

É sempre bom dar uma olhada na composição antes de comprar qualquer produto. Eu particularmente, tenho vários cremes em casa que contém o petrolato, porém, não irei parar de usá-los. Claro que uma vez ou outra não irá fazer mal algum comparando ao uso continuo. 

Se vocês tiverem interesse, faço um post indicando produtos que não tem o petrolato e são bons, e um post dos que tem (e a gente nem imagina hahaha).

Até a próxima, 


   


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários